Um time de alta performance não se constrói da noite para o dia e sem dúvidas, é um dos grandes desafios das empresas que desejam ter sucesso e expandir seus negócios. Mas, afinal, o que é uma equipe de alta performance? Equipe de Alta Performance é aquela formada por profissionais com altos níveis de competência, que abraça o objetivo da empresa, trabalha com confiança, entusiasmo, sintonia e se empenha para alcançar as metas. Por que elas são importantes? Porque fazem com que as empresas se mantenham competitivas e em constante crescimento. São os profissionais, em conjunto, que atingem os objetivos de negócio.
Quero montar meu time dos sonhos! Mas, por onde começar? Confira aqui algumas etapas importantes:
1 – Cultura Organizacional Forte – O início e a base de tudo. É ela que diferencia um negócio do outro, mesmo diante de um mesmo segmento ou indústria. Quais são os valores, crenças, regras que deseja estabelecer ou que já foram estabelecidos na sua e empresa? A cultura existe? Senão, vale à pena investir um tempo nisto e criá-la. Ela já existe? Se sim, a sua vivência reflete o que a empresa deseja? Uma cultura organizacional forte deve apoiar a visão da empresa no alcance dos seus objetivos .
Os valores de uma empresa devem ser compartilhados por todos os colaboradores pois são eles que influenciam os comportamentos, as ações e as decisões do dia a dia de trabalho. Considere aqui também, ter ou criar uma cultura inclusiva. Isto fará com que sua empresa conquiste novos e bons talentos, expanda seu público, potencialize a performance, engajamento, senso de pertencimento e a saúde mental.
A Cultura Organizacional deve considerar a inclusão dos candidatos à gestão, a comunicação deve ser clara, consistente e estratégica para que valores, missão e visão sejam transmitidos!
É mais sobre as vivências e experiências do que palavras escritas em um documento formal.
2 – Bons Líderes – Quer desenvolver times de alta performance? Comece pela liderança! Ela é considerada o fator chave principal para o sucesso ou fracasso deste desafio. Por isso, cada vez mais programas de capacitação e desenvolvimento de líderes estão sendo procurados e valorizados pelas empresas. Contratar, desenvolver e reter bons líderes, que conheçam o produto, a empresa, o perfil da sua equipe e a forma que ela melhor trabalha em conjunto, fará com que alcancem resultados realmente satisfatórios e formem um time consistente e engajado. É importante garantir à sua liderança um excelente nível de conhecimento de gestão de pessoas para que possam tirar o melhor delas, sabendo que está lidando com seres humanos que acertam e erram, mas sempre respeitando a diversidade, as qualidades, diferenças e limitações de cada um, reconhecendo os resultados, garantindo que estão na direção certa e que tenham as competências necessárias para executar suas funções atuais e as do futuro.
3 – Pessoas certas nos lugares certos – Os processos seletivos precisam ser assertivos e ágeis. Tudo começa com uma boa descrição do cargo, com as responsabilidades, conhecimentos técnicos, competências e habilidades definidos, além de se levar em conta a cultura organizacional e uma remuneração adequada à função e ao nível de senioridade desejado. A partir daí, vale investir na aplicação de testes de perfis comportamentais e questionário de avaliação de alinhamento cultural do candidato e, não apenas considerar o conhecimento técnico dele. Fazendo isto, é certo que sua empresa estará contratando o talento certo para uma determinada posição. Na maioria das vezes, contrata-se por conhecimentos técnicos e demite-se por comportamentos e atitudes não alinhados com a cultura da empresa. Por isto, os cuidados trazidos aqui ajudarão a diminuir a rotatividade de colaboradores e ajudará a empresa a evitar os custos de uma má contratação. Na maioria das vezes, contrata-se por conhecimentos técnicos e demite-se por comportamentos e atitudes não alinhados com a cultura da empresa.
4 – Ambiente saudável, flexível e de autonomia – Estamos na era da informação e nos últimos 5 anos geramos mais conhecimento do que nos últimos 100 anos. A sociedade atual é derivada de várias ideias difundidas há poucos anos. As pessoas estão mais conscientes de que o que fazem precisa carregar significado, a definição de sucesso não está relacionada apenas à remuneração, mesmo sendo esta importante, porém não se basta mais. Estão menos tolerantes à intolerância e a qualquer tipo de abuso. A chegada das novas gerações no mercado de trabalho, está fazendo com que as empresas entendam que a relação delas com o trabalho mudou. Estas pessoas desejam se conectar com algo maior, se identificar com o propósito da organização, fazer algo que gere valor, sentir-se ouvidas e reconhecidas. Os profissionais passaram a buscar a realização através do trabalho e não estão tão dispostos a entrar ou permanecer em empresas que não enxerguem seu potencial de contribuição, que não entendam que a relação comando controle não tem mais espaço. Os colaboradores esperam se basear em relações de confiança, em um contexto organizacional mais aberto à diversidade, com modelos de trabalhos mais autônomos, combinando com flexibilidade de tempo e local de trabalho ou baseado em entrega de atividades ou resultados. Estar em uma equipe que trabalha de forma colaborativa, com um propósito comum, com um bom clima organizacional (comunicação clara, processos estruturados de governança, relações mais humanizadas), gera uma boa relação de trabalho, um senso de pertencimento e segurança psicológica, consequentemente aumento nos resultados financeiros da empresa, atração e retenção de talentos e ganhos tangíveis e intangíveis com imagem e reputação da organização.
5 – Gestão por competência e resultados – O princípio de uma gestão por competências é baseado na capacidade de entrega de um profissional ou seja, o potencial de colocar em prática sempre que necessário um conhecimento, uma habilidade e uma atitude compatível para fazer uma determinada atividade. Sendo assim, com esta forma de gestão, é possível associar um resultado obtido à capacidade técnica e comportamental de um colaborador, de forma que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização. O primeiro passo é identificar quais são as competências necessárias para a sua organização alcançar seus objetivos. Depois, definir os cargos chave e as competências que cada cargo demanda e a partir disto, sempre que recrutar, aplicar os testes de perfil comportamental para mapear as competências e também usá-los para conhecimento do time atual de forma a identificar necessidade de aprimoramentos para as posições atuais que ocupam e também para efeito de promoções e plano de sucessão. Além disto, para a gestão por resultados, a organização deverá definir objetivos e metas a alcançar dentro de um determinado período de tempo e os indicadores-chave para aferir o desempenho de acordo com cada cargo e área da empresa. Também é importante contar com ferramentas como os métodos ágeis para acompanhamento das demandas e projetos para monitorar o avanço e os resultados obtidos. A implantação de uma gestão baseada em competência e resultados não é algo que acontece de uma hora para outra, mas uma vez implantada ajudará a reduzir gastos desnecessários de tempo e recursos e a maximizar resultados e a produtividade.
6 – Avaliação de Desempenho, feedback e feedforward – A avaliação de desempenho uma importante ferramenta utilizada pelo DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) que ajuda a identificar pontos fortes, a desenvolver e a traçar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Um bom feedback engloba o feedforward, isto porque quando é feita a devolutiva de forma construtiva ao avaliado sobre uma ação ocorrida no passado, já se identifica os pontos de melhorias e o desenvolvimento estratégico de habilidades para o futuro. Estas são algumas das formas de desfrutar dos benefícios que o desenvolvimento de pessoas pode oferecer. Seja a avaliação de desempenho baseada apenas em competências ou resultados ou em ambas, o importante é analisar os resultados e tomar ações para gerar resultados positivos.
7 – Investir no Desenvolvimento e treinamento do time e da liderança – A escassez de talentos, no Brasil e no mundo, atingiu o nível mais alto dos últimos 17 anos, segundo a pesquisa da ManPowerGroup Brasil 2023. E, estudos confirmam que o desenvolvimento de pessoas contribui para a retenção de talentos, pois desta forma se sentem valorizados e reconhecidos. Como consequência, há o fortalecimento de um clima organizacional positivo e menor rotatividade. É preciso reconhecer que o capital humano é o principal ativo de qualquer organização e que investir em treinamento e capacitação é essencial para manter a competitividade no mercado atual. Institucionalizar uma cultura de aprendizado contínuo, de autorresponsabilidade e aquisição de novas habilidades ligadas à estratégia empresarial irá garantir o crescimento sustentável do seu negócio.
Muitas empresas e seus líderes já têm a sensibilidade em perceber que algo precisa ser feito para que as equipes conheçam o seu papel no todo e possam estar alinhadas e engajadas ao propósito e à cultura da organização. A dificuldade mais frequente é encontrar o caminho de desenvolvimento e evolução mais adequado para chegar na construção, engajamento e retenção do time de alta performance, pois a gestão de pessoas leva em conta as expectativas e potenciais individuais que juntos e de maneira bem orquestrada levará a empresa a atingir seus objetivos e se manter competitiva no mercado.
Por fim, é necessário um time multidisciplinar de RH para construir toda esta jornada e transformar seu time dos sonhos em realidade! Lembrando que este é um processo contínuo e de longo prazo e há várias formas de se fazer isto, pode ser realizada por funcionários internos ou com ajuda de consultorias especializadas, ou ainda híbrido (parte interna e parte externa, com consultores especialistas).
Características importantes do time dos sonhos:
Comunicação clara e transparente
Pessoas que conseguem passar a mensagem de forma clara, pessoas honestas, passam feedbacks frequentes com confiança e respeito.
Colaboração
Equipe que trabalha junto tem trocas riquíssimas. Tem em mente que não conseguem bons resultados sozinhos.
Boa liderança
Os líderes são de extrema importância, eles são alinhados com o propósito, incentivam e fazem os ajustes necessários para chegar ao objetivo final com a qualidade esperada.
Multidisciplinaridade
As habilidades individuais se complementam e todos colaboram entre si para alcançar os melhores resultados.
Autogerenciamento
Por mais que a liderança os direcione, cada membro consegue gerenciar seu próprio tempo e otimiza suas tarefas para concluir sua meta diária.
Orientados a resultados
Focados em identificar problemas e suas principais causas, bem como identificar as melhores rotas para solucioná-los.
Possuem inteligência emocional
Atuam com os cinco pilares da inteligência emocional:
Autocontrole, auto-regulação, motivação, empatia e habilidades sociais.