Atenção a Saúde Mental dos Colaboradores da sua Empresa 

2 de abril de 2024

O Brasil enfrenta uma segunda pandemia, desta vez na Saúde Mental. O impacto emocional das perdas familiares, o sentimento de medo, a falta de socialização e a instabilidade no trabalho aumentaram o nível de estresse e sofrimento psíquico dos brasileiros. 

Não é novidade que a saúde mental é um dos maiores desafios que a sociedade mundial enfrenta. Segundo a OMS a depressão e ansiedade atingem mais de 300 milhões de pessoas no mundo, antes da pandemia, o Brasil já sofria as consequências como um país de alto índice de pessoas ansiosas  e, também, apresentava um assustador índice de depressão, impactando cerca de 12 milhões de pessoas, caso que se agravou mediante a crise sanitária que se espalhou ao redor do mundo. 

Contudo, o cenário de solidão, insegurança, angústia e instabilidade econômica, também deu visibilidade para a importância da saúde mental, encarar a saúde dos trabalhadores como uma questão coletiva é de extrema importância, principalmente para o mundo corporativo. 

Como a ansiedade afeta o ambiente empresarial? 

No ambiente profissional, a ansiedade pode afetar o desenvolvimento e limitar até as tarefas mais básicas do dia a dia, como falar em público, desenvolver atividades sob pressão ou até mesmo funções simples do dia. Doença esta que afeta diretamente o rendimento, um dos principais sintomas desencadeados pela ansiedade que compromete progressivamente o profissional durante o período de trabalho, na grande maioria das vezes, o comprometimento da produtividade de um profissional possui reflexos no ambiente de trabalho como um todo.  

A OMS estima que 15% das pessoas empregadas no mundo sofram com transtornos como depressão e ansiedade. Apesar dos dados serem altos, muitas empresas não conseguem perceber a eficiência do investimento em programas de saúde mental para o aumento da lucratividade, da eficiência e da produtividade. 

Toda vez que um colaborador adoece, pode ter sua motivação e produtividade reduzidas, em casos mais graves, a necessidade de afastamento temporário acaba ocasionando na necessidade de substituir o profissional e, muitas vezes, isso pode ocasionar uma sobrecarga de trabalho para outros colaboradores. 

Mas antes de pensarmos na solução deste problema, precisamos ficar atentos aos sinais dentro do ambiente de trabalho, segue uma lista dos sintomas mais comuns entre pessoas que apresentam algum quadro de ansiedade e depressão. 

Como identificar os sintomas de ansiedade e depressão dentro do ambiente corporativo: 

  • preocupações e medos excessivos 
  • visão irreal de problemas 
  • inquietação ou sensação de estar sempre nervoso 
  • irritabilidade 
  • dores de cabeça 
  • tensão muscular 
  • dificuldade em manter a concentração  
  • disfunção gástrica 

Mas além dos sintomas citados, vocês já conhecem ou ouviram falar sobre Síndrome de Burnout? 

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade. Essa síndrome surge por excesso de trabalho vinculado à pressão. 

Caso o seu colaborador apresente alguns dos sintomas citados acima, é responsabilidade da sua empresa contribuir com ajuda. 

Crie uma cultura organizacional voltada para saúde mental 

A cultura organizacional diz respeito ao conjunto de valores, propósitos, missões e crenças e até mesmo hábitos cultivados dentro da empresa. É uma espécie de guia que orienta como as pessoas devem agir no dia a dia de trabalho para que se fortaleça uma cultura em comum de respeito e ajuda.  

Diante de diagnósticos de distúrbios da mente, como a depressão e a ansiedade, a busca por atendimento especializado é fundamental para prevenir o agravamento dos transtornos, além disso, contar com uma rede de apoio faz toda diferença para aquele que sofre com a doença.  

Refletindo sobre isso, é importante que a organização inclua em seu modo de pensar e agir cuidados com o bem-estar e equilíbrio emocional. A partir do momento que isso é valorizado na cultura, ou seja, na raiz da empresa, todos passam a entender que se trata de algo relevante quando o tema é saúde naquele ambiente. 

Qual o papel da empresa mediante um quadro de ansiedade e depressão? 

Nesse contexto, é importante refletir sobre o que as empresas podem e devem fazer para lidar com as questões decorrentes do sofrimento emocional de seus colaboradores.  

O papel da empresa é identificar e apresentar algum recurso de ajuda ao seu colaborador, além disso, é preciso repensar os valores e a cultura da empresa, sempre ressaltando o compromisso em adotar uma gestão de pessoas mais atentas nas relações saudáveis do ambiente corporativo.  

E a  talent ‘s club pode te ajudar, com suporte para a sua empresa com foco individual e abordagem multidisciplinar, apresentando uma solução 100% focada na necessidade de cada indivíduo.  

A talent’s club apresenta diagnósticos individuais 

É muito comum tratarmos o ambiente corporativo com dinâmicas e ações coletivas, principalmente de RH. No caso da saúde mental, porém, é importante ter uma abordagem individualizada e departamentalizada, identificando o nível de stress e o tratamento adequado que o colaborador necessita.  

A talent’s club apresenta profissionais multidisciplinares 

A questão da saúde mental deve ser vista por profissionais de saúde como psicólogos, psiquiatras e  líderes em recursos humanos, alinhando suas expectativas pessoais e profissionais no mercado de trabalho. 

A talent’ s club, através do projeto GAMAN, oferece ao RH um produto 360º relacionado a saúde mental, afinal sua empresa  precisa  saber como está a saúde mental dos seus colaboradores e iniciar um plano de ação,  conheça o projeto GAMAN e agende um papo com a nossa equipe… 

A talent’ s club tem o compromisso com a saúde mental dos seus colaboradores. 

×