Entender a personalidade da sua equipe pode impulsionar o desempenho da sua empresa
Quando um líder entende o perfil comportamental de sua equipe, ele pode identificar habilidades e talentos únicos de cada um, e assim, atribuir tarefas específicas que correspondam ao perfil de cada membro, aumentando a eficiência individual e a produtividade dos times.
Além disso, o líder pode usar esse conhecimento para lidar com conflitos, gerar sinergia na gestão de tarefas e resultados, estabelecer relações mais humanas, transparentes, gerando maior confiança, empatia, e boa comunicação, desta forma, fica mais fácil estabelecer um clima mais harmônico entre os membros da equipe. Sabendo sobre o perfil comportamental de cada um, é possível ajustar a comunicação,as atividades, os desafios e as interações, evitando situações que possam gerar tensão e estresse.
Para melhorar o desempenho de uma equipe e desenhar estratégias para obter melhores resultados para sua empresa, é importante traçar o perfil comportamental dos seus membros. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para fazer isso:
- Realize uma avaliação de personalidade: Existem várias metodologias de avaliação de personalidade disponíveis, como o DISC, o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e o Big Five. Todas elas, ajudam a entender as características de personalidade de cada membro da equipe, incluindo seus pontos fortes e fracos.
- Observe o comportamento da equipe: Observe como cada membro da equipe interage com os outros e como eles lidam com desafios e pressão. Isso pode ajudá-lo a identificar tendências e padrões em seu comportamento e entender melhor sua personalidade.
- Faça perguntas abertas: Faça perguntas abertas em reuniões de equipe e conversas individuais para entender melhor os pontos de vista e motivações de cada membro da equipe. Isso pode ajudá-lo a entender como cada pessoa pensa e se comunica.
- Ofereça feedback individual: Ofereça feedback individual aos membros da equipe com base em suas características de personalidade. Isso pode ajudá-los a entender melhor suas forças e áreas para desenvolvimento e a trabalhar em suas habilidades de comunicação e colaboração.
- Adapte a comunicação e liderança: Com base nas informações que você coletou sobre as personalidades da equipe, adapte sua comunicação e seu estilo de liderança para melhor se adequar às necessidades de cada indivíduo e ao contexto organizacional. Por exemplo, se um membro da equipe é introvertido, pode ser necessário dar-lhes mais tempo para refletir e se comunicar de maneira mais direta e clara.
Ao mapear o perfil comportamental da equipe, você pode melhorar a comunicação, colaboração e desempenho geral dela. Não existe perfil certo ou errado e é importante ter perfis complementares no time. Alguns perfis se encaixam melhor numa função do que em outra. Compreender isto poderá ajudar a organizar melhor as responsabilidades e atividades para extrair o melhor de cada pessoa e fazer com que em time, interajam melhor e alcancem juntos os objetivos traçados pela organização e obtenham sucesso e realização.
Os tipos de perfis comportamentais do DISC
Perfil Comportamental: D – Dominância
A pessoa com este perfil comportamental é muito competitiva, tem foco em resultados, gosta de correr riscos e resolver problemas, é responsável e muito independente. Além disso, essas pessoas têm uma visão clara do que querem alcançar no futuro e trabalham incansavelmente para alcançar seus objetivos.
Valor para a organização: valoriza prazos, desafia o status quo, toma decisão de forma rápida.
Deve prestar atenção se está sendo boa ouvinte, paciente, delegando, recebendo de forma positiva os feedbacks, causando medo ou repulsa nas pessoas e querendo realizar muitas tarefas simultaneamente.
Perfil Comportamental: I – Influência
A pessoa com este tipo de perfil, gosta de compartilhar aprendizados e experiências, se divertir com o que faz, entreter e motivar as pessoas, além de confiar nelas. Tem um jeito espontâneo de persuadir e influenciar os outros e seu entusiasmo é contagiante. É uma pessoa otimista, falante, impulsiva e emocional.
Valor para a organização: Boa negociadora de conflitos, solucionadora de problemas de forma criativa e motiva as pessoas a conquistar.
Deve prestar atenção se está: falando muito rápido, sendo prolixa, tendo foco e conseguindo completar as tarefas e não está sendo otimista demais e falando sem pensar, gerindo bem o seu tempo.
Perfil Comportamental: S – Estabilidade
A pessoa com este perfil é estável, consistente, não gosta de mudanças repentinas, prefere ficar fora dos holofotes, colaborativa, sincera, leal e demonstra pouco suas emoções.
Valor para a organização: Paciente, reconciliadora, confiável, respeita autoridade, empática.
Deve prestar atenção se está: guardando rancor, correndo muito poucos riscos e sendo tolerante ou passiva demais.Quando um líder entende o perfil comportamental de sua equipe, ele pode identificar habilidades e talentos únicos de cada um, e assim, atribuir tarefas específicas que correspondam ao perfil de cada membro, aumentando a eficiência individual e a produtividade dos times.
Além disso, o líder pode usar esse conhecimento para lidar com conflitos, gerar sinergia na gestão de tarefas e resultados, estabelecer relações mais humanas, transparentes, gerando maior confiança, empatia, e boa comunicação, desta forma, fica mais fácil estabelecer um clima mais harmônico entre os membros da equipe. Sabendo sobre o perfil comportamental de cada um, é possível ajustar a comunicação,as atividades, os desafios e as interações, evitando situações que possam gerar tensão e estresse.
Para melhorar o desempenho de uma equipe e desenhar estratégias para obter melhores resultados para sua empresa, é importante traçar o perfil comportamental dos seus membros. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para fazer isso:
Perfil Comportamental: C – Conformidade
A pessoa com este perfil é sistemática, precisa, cautelosa, preocupada com a qualidade e prazo, segue normas e estruturas diplomáticas.
Valor para a organização: Consciente, realista, foco nas atividades, tátil. Também critica, testa e valida informações
Deve prestar atenção se está sendo muito crítica, muito perfeccionista e consequentemente menos ágil,inflexível e arrogante quando contrariada.
Mapear, conhecer e entender os perfis comportamentais e também os valores pessoais de uma equipe, à princípio pode ser uma atividade complexa, mas ajudará para: afinar os relacionamentos, melhorar a comunicação entre equipes e áreas, garantir um ambiente de trabalho saudável e alinhado com a cultura da organização, facilitar a tomada de decisões ainda mais assertivas e melhorar os resultados da empresa.
Para isso, muitas empresas contam com serviços especializados de recursos humanos que auxiliam na identificação e análise dos perfis comportamentais individuais e do time como um todo, trazendo inúmeros benefícios desde a contratação de novos talentos, ao plano de desenvolvimento e retenção dos profissionais de alta performance! Além disso, é fundamental que os gestores e líderes de equipe sejam capazes de reconhecer e valorizar as habilidades e competências individuais de cada membro e com isto ajustarem seus estilos de liderança, levando em conta os perfis comportamentais e valores pessoais dos profissionais, contexto situacional e organizacional, além da cultura da empresa, para poderem direcionar adequadamente suas tarefas, projetos e o alcance do resultado desejado!